(49)3433-1934  whats (49) 98437-6952  suporte@pingocarcacas.com.br

Blog

Segunda, 03 Fevereiro 2020 10:42

Placa Mercosul passa a ser obrigatória a partir de 31 de janeiro

A partir do dia 31 de janeiro começa a valer a exigência do novo padrão de placas do Mercosul. A exigência do novo padrão é para

todos os veículos que forem emplacados pela primeira vez a partir da data.

Na noite de quarta-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro endossou que proprietários de veículos com a placa antiga não precisarão adotar o novo padrão, inclusive em casos de troca de municípios.

“Não será exigido a troca de placas. As atuais valerão até o fim da vida útil do veículo. Placa nova apenas para carros novos ou em caso de furto ou dano”, afirmou Bolsonaro através de sua conta no Twitter.

Histórico

Anunciada em 2014, a placa padronizada do Mercosul teve sua adoção adiada por seis vezes. Inicialmente o padrão entraria em vigor em janeiro de 2016, mas em razão de disputas judiciais foi adiada para 2017. Depois, foi adiada mais uma vez para que os órgãos estaduais de trânsito se adaptassem ao modelo.

Aos poucos alguns estados foram aderindo ao novo padrão e se adequando as mudanças que foram apresentadas no decorrer. Atualmente, 10 estados adotaram o novo modelo de emplacamento, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Quem deve utilizar o novo padrão?

De acordo com a informação apresentada pelo Presidente da República na última quarta-feira, as placas padrão Mercosul só serão utilizadas para quem fizer o primeiro emplacamento do veículo, ou seja, veículos novos.

Outro caso em que o novo padrão será obrigatório é para placas que forem amassadas em acidentes e impossibilitem a leitura da placa ou em casos de furto e roubo da placa. Nestes casos, as placas serão reemitidas conforme o novo padrão.

Entretanto, proprietários que possuem veículos que não se enquadram nessas situações, mas desejam ter o veículo com a nova placa, podem fazer a troca.

As novas placas terão quatro letras e três números, com fundo totalmente branco. Haverá ainda a diferenciação entre o tipo de veículo de acordo com as cores da fonte: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

Busca